Post 3. Por Que temos vidas complicadas? Existem maldições familiares?
- Marina Maia

- 9 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de set.
Eu acredito que elas existem. Das mais simples, como aquelas frases que ouvimos desde cedo:"Quando você tiver filhos, vai passar por tudo isso — e ainda pior..."(Essa, minha mãe contou que ouviu da minha avó).
Até aquelas que não nascem do agora, mas de histórias antigas que atravessam gerações.

Minha mãe conta que minha avó dizia coisas quando ela ainda era criança, (Então, aqui, teremos uma mistura de fragmentos de verdade com a imaginação traumática de uma criança) relacionadas a historia de vida da minha bisavó, que chamaram a minha atenção até hoje. Ela conta que:
Ana nasceu por volta de 1922. Ninguém sabe ao certo se foi um pouco antes ou um pouco depois. O que se sabe é que não houve registro na data correta — como acontecia com tantas famílias do interior.
Ela veio ao mundo no Agreste Sergipano, uma região árida e, ao mesmo tempo, fértil em histórias, localizada no coração do estado de Sergipe. Teve que viver e sobreviver às dores da época, como, por exemplo, o cangaço — um fenômeno social ocorrido no Nordeste brasileiro, marcado pela atuação de grupos armados que praticavam violência e roubos. Há quem diga, no entanto, que esses homens também eram vistos por parte da população como justiceiros ou símbolos de resistência contra as desigualdades sociais. Talvez por isso a figura de Lampião tenha se transformado em lenda, permanecendo viva até hoje na cultura popular, retratada em livros, filmes e músicas que narram sua vida e seus feitos.
Mas, voltando a Ana, sua vida se desenrolava em uma pequena fazenda arrendada pela família, com plantação de cana-de-açúcar e algodão e, em menor escala, milho e arroz para o consumo próprio.
Não eram ricos, não tinham posses, mas sobreviviam. Nesse cenário, a família mantinha uma espécie de porão para esconder as meninas sempre que o bando de Lampião se aproximava. Nessas ocasiões, além dos saques, era comum o sequestro das moças, sempre marcado por muita violência e desrespeito.
Vou contar a história dessa antepassada para analisarmos o que pode ter trazido de "herança maldita" pra minha vida...







Comentários